top of page
00:00 / 02:47

MURILO PASTA

4-Murilo-Pasta.jpg

Murilo Pasta é radicado entre EUA e Inglaterra, onde dirigiu séries de TV para a BBC, Channel 4, Channel 5 e Sky. Ele tem uma indicação para o BAFTA (o “Oscar britânico”) e é membro da Academia Britânica de Cinema e Televisão. Seu longa “Carmo” foi selecionado para o Festival de Sundance e venceu a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Murilo é sócio da recém-formada produtora Sky Carousel, em Los Angeles.

Carmo - Hit The Road conta a história de uma mulher que, segundo palavras do diretor, "não é flor que se cheire". "Mas acima de tudo, é uma história de amor. Amor bandido, mas uma história de amor. Vi no jornal uma notícia de uma mulher que foi sequestrada e se apaixonou pelo bandido... e foi daí que surgiu meu roteiro", explica o diretor.

44b7345d5d4147634179bb74d912cfb7.jpg

Marco (Fele Martinez) é um cadeirante contrabandista que está viajando pela América do Sul a fim de vender mercadorias. Ele conhece Maria do Carmo (Mariana Loureiro), uma bela mulher de temperamento forte que não suporta mais a vida que leva. Eles decidem partir juntos em uma viagem pelo Brasil, Bolívia e Paraguai. Quando tudo ia bem, eles são rendidos por dois bandidos que os assaltam mudando o curso de sua aventura. 

Murilo conta que para um filme "acontecer", ele precisa ter uma matemática, um percorrer que se baseia no roteiro.  As técnicas que existem, possibilitam o escritor roteirista criar e obter pontos de conexão dando uma estruturação na narrativa.

 

O papel dos criadores de conteúdo, deve ser a mediação entre a realidade tecnológica, a oferta de comunicação, o entretenimento e a responsabilidade de produzir um bom produto. E que para se tornar um bom roteirista é preciso fazer uma  formação em roteiro em um bom curso, ler muito, se possível falar outra língua para ler roteiros no original. Dentro da sua área de interesse ler roteiros de outros roteiristas e seguir algumas regras do roteiro como a de construir blocos de 3 a 4 linhas no máximo para organizar a história. Comentou que nossos filmes documentários são muito melhores que os filmes em geral, por conta da montagem desta questão do roteiro.

 

Murilo fala muitas dicas e se você tiver interesse em saber mais pode assistir sua videoaula e webinário que estão disponíveis no canal do YouTube da Via Cultural. Acesse o link na nossa Agenda.

bottom of page