top of page
00:00 / 04:10

A SOCIOFOTOGRAFIA DE ELYSEU

A Sociofotografia Antropológica de Elyseu
 
Tendo eu criado a pouco, a expressão sociofotografia antropológica de pessoas situadas em seus complexos sociais que, assim surpreendidos pelo fotógrafo antigo ou de hoje, completam uma já existente sociolinguística à base de palavras que, também dentro de situações específicas, adquirem sentido de todo abrangentes, regozijo-me em encontrar nos brasileirismos fotografados valiosamente por Elyseu Visconti Cavalleiro, uma como sistemática, por ele desenvolvida, de sociofotografia: uma sociologia especializada na captação de expressões folclóricas, as mais caracteristicamente brasileiras.
Gilberto Freyre
Sociólogo e escritor
Apipucos, Recife, 1983
Elyseu e o Registro da Memória Coletiva
A obra cinematográfica de ELYSEU VISCONTI CAVALLEIRO, abrangendo 30 anos de intenso trabalho, caracteriza-se por um sentido de pesquisas múltiplas e de realizações dentro da Antropologia Visual e da Etnografia entre os maiores fotógrafos e cineastas da atualidade.
Os filmes documentários focalizam vasto panorama de grupos, expressões populares em vivências felizes, sátiras, sentimentalismo, piedade, justiça, arbítrio, samba e oração.
Reúne aspectos do folclore brasileiro, sincretismos religiosos - folias, romarias, feiras, literatura de cordel, ex-votos, batuqueiros, zabumbas, calungas, folguedos e artesanato. Personagens fantásticos, os assombros trazidos nas histórias infantis, fantasma, diabo, gigantes, bichos fabulosos da fauna Ameríndia que figuram no documentário 'Boi Calemba', realizado no Rio Grande do Norte, na cidade de São Gonçalo do Amarante, na Ribeira do Potenji, acompanhados de rebeca, cavaquinho e pandeiro, grupo do mestre Pedro Guajiru.
Elyseu filmou várias feiras: Caruaru, Campina Grande, onde descobriu um grande depósito de valores da cultura popular. A manifestação folclórica está sempre presente em cada parte: na voz dos cantadores, nos conjuntos instrumentais de Banda de Pífano, no canto das ceguinhas que contam estórias de princesas e fábulas mirabolantes.
A feira documentada por Elyseu é consequentemente um grande centro de comunicação onde o arquivo das informações de cultura regional é a memória coletiva.
Luís da Câmara Cascudo
Folclorista e Escritor
Natal - Rio Grande do Norte
Ler as expressões da cultura popular sobre a óptica das lentes, máquinas e câmaras do cinema, possibilitam resgatar do espaço geocultural os momentos de emoção, de ludicidade, da religiosidade, da festa, da brincadeira e dos rumos socializadores da nossa gente.
 
Elyseu Visconti Cavalleiro é um artista sensível e devotado ao colorido, às formas e personagens da fluente e inovadora produção folclórica. Documentada nas imagens das fotografias e na dinâmica da linguagem cinematográfica, os enredos mais íntimos da emoção popular (em suas representatividades de subsistência cultural e na manutenção dos reais motivos de grupo social e fundamentalmente, de povo), se apresentam ao público.
Raul Lody
Antropólogo, museólogo, professor. Responsável por estudos na área das religiões afro-brasileiras.
Rio de janeiro, 1980
bottom of page